terça-feira, 8 de novembro de 2016

Depressão


O que mais se vê hoje em dia são pseudo-psicólogos que com uma simples observação, conseguem dizer quem esta ou não com depressão e de ver qual é o tratamento para cada caso. Vários são as frases de efeito. Alguns exemplos como: deixar de frescura; Materialismo, afinal, quem tem tudo na vida não tem do que reclamar; Parar de querer chamar a atenção; A causa é espiritual, é só ter mais fé em Deus; Falta de sexo; Se cometer suicídio, irá para o inferno e o inferno é bem pior que a sua vida; Esquece isso que você vai melhorar; Para de usar drogas; Tem pessoas com câncer, aids e diabetes que reclamam bem menos da vida; É apenas uma fase, vai passar ou simplesmente frases tiradas de um livro de auto-ajuda como o sol que vem após a tempestade. A maioria dessas frases, poderiam ser ditas por pessoas em debates virtuais, onde não se mostra o rosto mas também são ditas em diálogos presenciais inclusive por pessoas com estudo e cultura. Todo depressivo se torna refém do achismo popular.
Quem baseia a depressão na falta de fé em Deus, como se psicologias, psiquiatrias, atividades físicas dentre outras atividades terapêuticas fossem apenas paliativos para o tratamento da depressão. No dia em que um sedentário, rezar e conseguir correr 10 km em menos de uma hora, aí sim vou acreditar nessa teoria. Por que o máximo que essa pessoa iria fazer é rezar para sobreviver após correr 1 km. Para quem acredita, realmente ajuda a se manter firme e assim, mantendo a esperança pela própria vida durante o tratamento. Mas dizer que só isso resolve, provavelmente desconsidera todo o contexto. Como o apoio da comunidade da igreja, apoio da família, psicólogo e psiquiatra se necessário. Além do momento da auto-reflexão que se tem quando se fala com Deus.

Todos que possuem essa doença já ouviram pelo menos uma vez na vida a célebre frase: “É só para chamar a atenção “. Se nunca ouviu, o coitado já deve ter cometido suicídio. Então, se faz besteiras na vida como se cortar ou ficar com cara de bunda o dia todo, a pessoa quer chamar a atenção. Mas se a pessoa começa a revelar sua depressão para pessoas mais próximas ou até na internet, começam a falar: “Quem tem depressão não fica falando. A pessoa se retrai em posição fetal até deixar de frescura ou cometer suicídios.” E finalmente com o atestado de óbito, devem acreditar que o coitado tinha depressão. Mas de certa forma, sim, é para chamar a atenção, porém na crença popular isso seria semelhante a uma birra infantil. Mas a causa de tudo isso talvez seja a dificuldade de externar os problemas vivenciados, pois as pessoas mais próximas não conseguem enxergar.

Essas soluções populares podem até ajudar no instante em que são ditas. Mas depois recai com o dobro de carga nas costas da pessoa que ouviu. Não menospreze, depressão é uma doença solitária. Onde não sabemos como buscar ajuda. Estou há muito tempo com idéias negativas das quais não consigo me livrar. Queria que houvesse uma solução rápida ou uma medicação que resolvesse de uma vez por todas. Mas isso não existe. Finalmente, eu enxerguei que preciso de ajuda. Tenho psicólogo, psiquiatra e a ajuda de Deus. Sim Deus, aquele que sempre ignorei embora acreditasse. Se você tiver depressão, procure ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário