terça-feira, 4 de outubro de 2016

CVV, Centro de Valorização a Vida sob minha Perspectiva


O Centro de Valorização a vida, CVV,  é uma entidade não governamental que presta assistência a pessoas com tendencias suicidas e pessoas que ainda não estão com o planejamento formado para cometer o ato porem não tem ninguém para conversar. No CVV, quem faz o atendimento não são psicólogos ou psiquiatras, são apenas voluntários.  Que necessitam receber um treinamento. Pois, no meu entender,  se falarem algo fora do contexto do treinamento pode ocorrer que sirva de gatilho para que a pessoa que procurou  ajuda,  cause danos a se próprio.


Depressão é uma doença extremamente solitária, pois ninguém vai enxergar os fatos da forma como você enxerga e isso causa uma reação de desprezo, por parte do ouvinte . Quem não esta deprimido sempre vai achar que a pessoa esta exagerando ou dando atenção demais aos seus problemas e que deveria seguir em frente , ignorando tudo que o deixava deprimido. Como se fosse a coisa mais fácil do mundo. 

Depressão parece um buraco sem fundo, onde você se agarra  no que tiver disponível para não cair mais fundo. As  vezes você ganha força e consegue subir um pouco, mas logo perde a força e cai mais fundo do que estava antes. Ao meu ver, o CVV não nos ensina a subir esse buraco,  mas sim a enxergar de forma mais clara onde podemos ou não no segurar para sobreviver àqueles pensamentos. Muita gente critica falando que o cvv não resolve nada. Mas não vejo o cvv tendo essa responsabilidade, isso é para psicólogos e  psiquiatras. Eles apenas rebatem tudo que a pessoa fala, sem confrontar ou analisar, para que a própria pessoa que ligou possa analisar suas ações, é um exercício de  auto-reflexão.





      

Nenhum comentário:

Postar um comentário