segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Equilibrio



João tinha uma opinião clara quando o assunto tratado era fé. A humanidade se divide em três grupos. Dois desses grupos estão confortáveis em suas cadeiras de praia tomando suco de laranja. Mas uma parede os divide para não haver conflitos. Afinal religiosos de um lado, seguros em sua fé e ateus do outro, seguros de que a fé religiosa não teria o mínimo sentido. E existe o grupo dos equilibristas que nunca vão estar satisfeitos. Ficam em cima dessa parede divisória tentando apenas observar o que pode tirar de positivo de cada um dos lados.  Sempre há alguém tentando puxa-lo pelo braço, hora religiosos , hora ateus. Com argumentos que para os equilibristas fazia todo sentido mas ao mesmo tempo não fazia sentido algum.
Apesar de parecer confuso, pois João era um dos malucos
equilibristas, sua  fé não era tão complexa. Acreditava em Deus, apenas isso e ponto. Mas para complicar mais ele frequentava igreja e gostava dos ensinamentos da bíblia e amanha poderia muito bem frequentar os cultos e ler os ensinamentos de outra religião. Porem essa forma de ver a fé, gerou uma discussão imensa. Religiosos afirmariam que não é apenas isso. Tem que seguir a bíblia e frequentar a Igreja semanalmente. Por outro lado, um ateu o chamaria de idiota. Por acreditar sem poder provar e não ter fundamento. Mas João sempre afirmava para esses questionadores que a fé é pessoal e indiscutível. Podemos até dividir ideias e experiências vividas sob a influência de sua fé , de forma para que outros aprendam. Mas logo, insatisfeitos, os dois grupos em oposições opostas e em uníssono, o atacariam com uma pergunta. Então por que você vai à igreja se não acredita na bíblia?
Sim, realmente, ele talvez não tivesse tanta certeza, de que a bíblia fosse um livro que contasse fatos concretos de forma tão fiel, talvez alguns fatos ocorreram, mas podiam ter sidos inseridos de forma poética ou até que haja fatos inventados. Mas só isso, anula o valor histórico dessa obra? Só isso inviabiliza a bíblia de ser uma fonte de aprendizado para a vida?  Não é toa que a partir dela, tantas pessoas extraem aprendizados para a vida.
Mas não adianta, João dificilmente escolheria se acomodar em um dos lados da parede. Quem sabe um dia virasse pó, renascesse num pais africano com outra cultura   ou até podia levar um papo com Deus que lhe contaria toda a verdade. Mas do jeito que as coisas se encaminhavam, não ficaríamos surpresos se ele tirasse todas essas dúvidas existenciais com o Demônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário