sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Pai, Pãe, Mãe, Mai

Sou pai a três anos. Diversas vezes senti como se minha função de pai fosse menosprezada. Só pelo fato de ser um homem. Ser homem torna a pessoa menos apta a cuidar de uma criança? Ser mulher torna a pessoa mais apta a cuidar de uma criança?
Quando minha filha nasceu. Ainda no hospital, Percebi que ela estava suja e fui solicitar à enfermeira, o material para limpar-la. Para minha surpresa, a enfermeira disse que eu não poderia limpar a minha filha e que pai só poderia ajudar a mãe a cuidar da criança. Fiquei sem reação no inicio. Como é que uma enfermeira ou qualquer outra pessoa se sente capacitada a definir quais atribuições podem ou não ser executadas pelo pai. Mas diante do momento que eu estava passando, pelo nascimento da minha filha. Preferi não entrar em atrito. Apenas solicitei a presença de uma enfermeira para cuidar da minha filha. 
Aguardei um tempo e nada de enfermeira. Procurei uma ajuda novamente, dessa vez consegui falar com uma médica. Ela mostrou onde estavam as fraldas e tudo que era necessário para cuidar de um bebê e por pouco não me falou "Se vira!!". E lá fui eu limpar minha filha. Pai de primeira viagem, estava cheio de duvidas mas mexi aqui, levantei ali, limpei lá e pronto, lá estava minha filha linda e maravilhosa.
Passado algum tempo, lá vem a equipe médica com os enfermeiros para cuidar da minha filha. Quando vi a enfermeira começar a trocar a minha filha, comecei a ficar tenso. Achando que ela poderia ver o que eu tinha feito e me criticar. Mas assim que ela acabou de limpar a minha filha, se é que da para chamar aquilo de limpar, me senti o melhor pai do mundo.
Apesar de ter todo apoio da minha família, tanto do meu lado quanto do lado da mãe da minha filha, diante de tanta pressão social, estou começando a entender qual é o meu papel na vida da minha filha. 
Por cuidar muito da minha filha, as vezes ouço me chamarem de Pãe. Um termo usado para elogiar um bom pai. Mas sou apenas Pai, que ao meu ver tem as mesmas atribuições e responsabilidades da mãe. Em breve, uma mulher negligente com suas obrigações diante dos seus filhos será chamada de Mai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário